Realidades da nova criação em Cristo.
“O que é nascido da carne é carne, e o que nascido do Espírito é espírito.
Não te admires de ter dito necessário vos é nascer de novo.” (Jo6-7).
Quando Nicodemos foi até Jesus, ele logo reconheceu que Jesus havia sido enviado por Deus; disse ele: “Mestre bem sabemos que és enviado de Deus:
porque ninguém pode fazer os sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”.
A resposta de Jesus foi bem enfática; Respondeu-lhe Jesus:
“Na verdade, na verdade te digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.” (Vers. 3) e é ainda mais enfático no versículo 5 quando diz:
“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito
não pode entrar no reino de Deus.”
O novo nascimento é uma verdade espiritual, que não pode ser entendida com a
lógica humana porque a mente carnal do homem não consegue alcançar tal revelação.
O versículo 4 é um exemplo disso. Nicodemos pergunta a Jesus como alguém pode voltar ao ventre de sua mãe e nascer outra vez.
Ele diz: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer de novo?”
Em 1 Co 2,14.Paulo diz que as coisas espirituais se discernem espiritualmente. Nicodemos não alcançou a verdade espiritual do novo nascimento mesmo sendo mestre, porque ele tentou compreender de forma racional.
Nicodemos reconheceu Jesus como enviado de Deus por causa dos milagres que ele operava, mas não conseguiu entender que o maior de todos os milagres realizado
por Jesus é a regeneração espiritual. E O que é o novo nascimento e como acontece?
O novo nascimento é o milagre de regeneração espiritual do homem. Deus na pessoa do Espírito Santo regenera o homem espiritualmente através de sua palavra.
Isso é o que Jesus diz no versículo 5; é o nascer da água e do Espírito.
1 Pedro 1,23. “Sendo regenerados, ou gerados de novo, não de semente corruptível, mas incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.”
Tito 3,5. “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.” A palavra de Deus é comparada a uma semente. Ver Isaías 55,10-11.
E Mt 13,1-23. Pedro usa a expressão “não de semente corruptível, mas incorruptível...” Significando que a regeneração espiritual, é realizada pelo Espírito Santo através da palavra de Deus que não se corrompe. Já Tito diz que essa regeneração que ele chama também de renovação do Espírito Santo, é algo que não depende de nós.
É uma obra exclusiva do Espírito Santo, não é o que fazemos que recria em nós uma nova natureza, mas o que Deus realizou em Cristo na cruz do calvário.
Portanto o novo nascimento é uma verdade espiritual que precisa tornar-se vital
para nós. Não pode ser entendida com a lógica humana, mas crida pela fé.
Não depende de nós, mas é uma obra realizada pelo Espírito Santo através da
palavra de Deus que não se corrompe; E a palavra é o verbo e verbo se fez carne. logo o novo nascimento só se torna vital se estivermos em Cristo.
Um forte abraço Ricardo Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário